Como gosto de história, ontem estava no Facebook e me deparei apenas com a chamada de uma matéria da revista Aventuras na História falando sobre os 150 anos da Comuna de Paris. Não acessei a matéria, mas fiquei lendo os comentários e vi que algumas pessoas apoiavam a Comuna e outras criticavam. Nunca li a fundo sobre a Comuna de Paris, mas pelo que fiquei sabendo ela foi a primeira experiência de um governo proletário de orientação comunista do mundo. A Comuna de Paris aconteceu em 1871, bem antes da Revolução Russa que aconteceu em 1917 e fez da Rússia o primeiro país comunista da história.
Antecedentes da Comuna de Paris
Até 1870 a França ainda era uma monarquia, se chamava "Império Francês" e era comandada pelo imperador Napoleão III que ao tentar enfrentar a Alemanha (Que até então se chamava Prússia) naquele mesmo ano sofreu uma derrota humilhante, o que culminou na proclamação da República no país. Pouco após isso o caos se instalou na França, pois afinal de contas o país acabara de passar por uma guerra, e foi então que os Comununnards (Como eram chamados os militantes da Comuna de Paris) organizou um governo operário de orientação comunista.
O fracasso da Comuna
Após instalada a Comuna de Paris em 25 de março de 1871 logo após a mesma foi um fracasso com perseguições e massacres, e devido a tudo isso a Comuna foi derrotada e encerrada definitivamente e a França permaneceu em relativa paz até a invasão nazista em 1940.
E por falar em perseguições e massacres é assim que todo governo comunista age quando chega ao poder. Do mesmo jeito que a Comuna de Paris teve suas perseguições e massacre, a Revolução Russa também teve. A diferença é que os franceses tiveram um pouco mais de sorte, pois a Comuna de Paris não durou nem 1 ano, enquanto que os russos não puderam ter a mesma sorte, pois a Revolução Russa durou 74 anos (1917 - 1991).
Nenhum comentário:
Postar um comentário