segunda-feira, 11 de julho de 2022

Efemérides - 90 anos da Revolução Constitucionalista

Noventa anos da Revolução Constitucionalista.
Desenho de um soldado segurando a bandeira do estado de São Paulo.

Pois é... Quem é paulista e conhece a história de seu estado vai se lembrar dessa aqui. Recentemente, dia 9 de julho completou-se 90 anos da Revolução Constitucionalista, ocorrida em São Paulo em 1932 por forças paulistas contra o governo federal de Getúlio Vargas. No fim das contas os constitucionalistas perderam a guerra, mas o que vale é a coragem e a força de vontade que tiveram em enfrentar um governo que na época estava prestes a se tornar uma ditadura. E isso serve até mesmo de lição para os paulistas dos tempos atuais que se mantiveram passivos diante de atitudes ditatoriais de prefeitos e do governo estadual de São Paulo em 2020 quando houve toda aquela confusão com as quarentenas estranhas que houveram naquele ano devido a pandemia. É claro, que estávamos diante de uma pandemia, e se tinha que decretar quarentena, que o governo banque todo mundo que precisa trabalhar e os comerciante em casa, caso contrário, fique em casa quem pode.

Mas voltando ao assunto aqui. A princípio em 1930 Getúlio Vargas toma o poder no governo do Brasil, pondo fim a famigerada República do Café com Leite, ou "República Velha" que já durava desde 1894. Porém há quem não apoiasse Getúlio Vargas e muitos paulistas foram um deles. Eu não sei bem exatamente qual motivo em especial os paulistas foram contra Getúlio Vargas, não sei se foi devido ao fato de após Getúlio ter acabado com a República do Café com Leite, que eram quando produtores de café de São Paulo e produtores de leite de Minas Gerais tinham muita influência no governo do Brasil e a elite do café paulistana se revoltou contra Vargas ou se foi por outro motivo.

Mas o fato foi de que em 1932 estourou a revolta, mas acabou por tempos depois ser reprimida pelo governo de Getúlio Vargas, que na época era sediado no Rio de Janeiro, ou seja perto dali. A revolta foi sufocada, mas as lembranças ficaram, tanto que até hoje hora ou outra a Revolução Constitucionalista ainda é lembrada.

Anos depois....

Anos depois, em 1934 foi criada uma nova constituição, que foi inclusive a segunda constituição republicana. Logo depois em 1937 foi criada mais uma constituição, a terceira já. Nesse mesmo ano começa a ditadura do Estado Novo, de Getúlio Vargas, que durou até 1945, quando Getúlio foi deposto. E logo em seguida pasmem... Uma nova constituição foi criada, a Constituição de 1946, que vigorou até 1967, sendo substituída por uma nova constituição criada já no Regime Militar, e que inclusive mudou o nome do Brasil desde a Proclamação da República. Pois a partir dessa constituição o Brasil deixava de se chamar "Estados Unidos do Brasil" para se chamar "República Federativa do Brasil", nome este que se mantém até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...