Salvador foi capital do Brasil de 1549 até 1763.
Brasília é atualmente a capital do Brasil desde 1960, ano em que a mesma foi inaugurada. Antes disso a capital do Brasil era a cidade do Rio de Janeiro, e muita gente acha até hoje que a primeira capital do Brasil foi o Rio de Janeiro.. Mas não é bem assim. O Brasil também já teve uma outra capital, e é a cidade de Salvador, hoje capital do estado da Bahia, localizada no Nordeste. E pasmem... Salvador foi capital do Brasil por mais de 200 anos, e muita gente não sabe disso. Mas vamos aos fatos:
O Brasil começou de fato a ser povoado em 1532, quando ocorreu a fundação da cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, que é a cidade mais antiga do país e após sua fundação, ocorreram a fundação de mais várias cidades ao longo do país, como Vila Velha, em 1535, Olinda e Recife, em 1537, entre outras. Até que por fim no fim da década de 1540 Portugal, de quem o Brasil fazia parte, organizou o Brasil em um Estado, construindo uma capital para esse estado, que foi a cidade de Salvador, inaugurada em 1549. A partir daí, o Brasil passou a existir oficialmente e tinha um nome oficial, que era "Estado do Brasil" e uma capital, que a a cidade de Salvador, que na época se chamava oficialmente "São Salvador da Bahia de Todos os Santos".
Foi assim até 1763, quando então algumas décadas antes foi descoberto o ouro na região de Minas Gerais. A partir daí houve uma intensa migração do Nordeste para o Sudeste, na região em torno de Minas Gerais. Portugal então investiu muito também na região, construindo muitas cidades, praças, ruas, teatros, igrejas, comércios, entre outras benfeitorias. E com o passar do tempo a movimentação econômica foi ficando mais ali naquela região de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com isso a capital do Brasil foi transferida em 1763 para a cidade do Rio de Janeiro, que se chamava oficialmente na época São Sebastião do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro foi então capital do Brasil pelos próximos 200 anos e presenciou muitos eventos históricos importantes do país como capital do mesmo, tais como a Inconfidência Mineira, em 1789, a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808. A independência do Brasil em 1822, a proclamação da república em 1889, entre tantos outros eventos. Até por fim ser substituída por Brasília em 1960.

